quarta-feira, 23 de março de 2022

Triunfo sedia debate do parlamento nordestino

 

De hoje até o próximo sábado (26), a cidade de Triunfo, a 500 km do Recife, no Sertão do Pajeú, sedia o 1º Encontro Nordestino de Legislativos Municipais, promoção da União dos Vereadores do Brasil – UVB-PE, reunindo vereadores do Nordeste. Entre os palestrantes, estarão o procurador do estado de Pernambuco Dr. Renato Ramalho, o conselheiro do TCE Dr. Carlos Neves, o advogado e ex-prefeito de Triunfo Dr. João Batista, o promotor Dr. Vinícius Costa e Silva, o presidente do TCE Dr. Ranílson Ramos e o advogado especialista em Direito Eleitoral Dr. Delmiro Campos. Na política, os pré-candidatos ao Governo do Estado, Marília Arraes, Miguel Coelho, Danilo Cabral e Raquel Lyra também participarão em dias alternados. O presidente da UVB, Gilson Conzatti, de Iraí/RS;  o presidente da Amupe, José Patriota; a prefeita de Serra Talhada, Marcia Conrado; e o presidente da Associação de Advogados Municipalistas, Luiz Gallindo, completam o time de palestrantes.

“Rompendo Distâncias” volta hoje

 

Histórias escritas e desenhadas por Valdenes Guilherme, “Rompendo Distâncias” está de volta a partir de hoje, depois de dez dias da postagem derradeira. A história principal é ambientada na fictícia cidade de Lagoa da Italianinha, que mesmo sendo localizada no interior de Pernambuco, tem toques italianos por ter sido fundada por imigrantes daquele país, fazendo com que as culturas nordestina e italiana convivam lado a lado. 

Além da história principal ambientada nos dias atuais, tem algumas histórias ambientadas na ocasião da fundação da cidade, histórias essas ambientadas na década de 30 e na década de 40, retratando o cangaço no Nordeste e a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Nesse enredo, imigrantes saíram da Itália fugindo do regime fascista e se estabeleceram entre o Agreste e a zona da Mata de Pernambuco. Acabariam florescendo uma cidade no local. 

Além dos núcleos já citados acima, existem outros, ambientados em lugares pelo mundo afora: São Paulo, Berlim, Porto e Filadélfia, além da fictícia comuna de Vila Dourada, na Lombardia, Itália, de onde teriam saído os fundadores da cidade de Lagoa da Italianinha. 

Para acessar o blog, o endereço é: https://rompendo-distancias.blogspot.com/

Coluna desta quarta-feira - 23/03/2022

 

Voltamos - agora pra valer - falando do assunto que pode mudar os rumos da sucessão estadual. Marília Arraes é esse assunto. Cansada de ser tratada com desdém pelo PT, em especial pelo senador Humberto Costa, Marília resolveu dar seu grito de independência. Nem os apelos de Lula - a quem ela já disse que vai apoiar assim mesmo - adiantaram para fazê-la voltar atrás. E com esse ato, Marília pode acabar mexendo no tabuleiro que envolve o xadrez da sucessão estadual. O PSB, por exemplo, vai se sentir incomodado com a presença dela numa possível disputa pelo cargo de governadora, uma vez que ela também apoia Lula, mesmo o petista tendo dito que "não quer palanque dividido em Pernambuco". Danilo Cabral, o candidato governista, fará de tudo pra se pintar como "candidato de Lula". Já Raquel Lyra poderá ter Marília como sua aliada, caso ela não saia pro Governo. Miguel Coelho teria que suar mais a camisa e Anderson Ferreira procurará colar mais ainda sua imagem ao presidente Jair Bolsonaro. A presença de Marília ainda poderá obrigar a oposição a se unir se não quiserem dar mais quatro anos de cadeira ao PSB. Resta saber qual a decisão de Marília sobre o partido ao qual se filiará - que tudo indica que será o Solidariedade - e qual cargo vai disputar. A conferir. 

Tony Gel no PSB - Segundo o Blog Cenário, o deputado estadual Tony Gel, que construiu sua carreira política em Caruaru pelo antigo PFL, quem diria, deverá se filiar ao PSB para tentar renovar o mandato. Gel tem sido aliado de primeira hora do governador Paulo Câmara. 

Henrique Filho no PP - O deputado estadual Henrique Queiroz Filho vai disputar sua reeleição pelo mesmo partido que iniciou sua vida pública, o PP. A ficha foi abonada por Eduardo da Fonte e Henrique Queiroz, pai do deputado.

Augusto Coutinho no Republicanos - Outra mudança de partido foi do deputado federal Augusto Coutinho, que deixou o Solidariedade e vai disputar a reeleição pelo Republicanos. 

Pergunta - Qual cargo Marília Arraes disputa? 

segunda-feira, 7 de março de 2022

Coluna desta segunda-feira - 07/03/2022

 


Depois de alguns dias em pausa, estamos de volta com nossa coluna diária. Abordando as articulações e as investidas do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), na sua luta para chegar ao Palácio do Campo das Princesas. Em outdoor espalhados, aparecem ao seu lado pessoas de peso eleitoral forte, como a deputada estadual Clarissa Tércio (PSC), o vereador Júnior Tércio (Podemos), o jovem deputado Romero Albuquerque e a vereadora Andreza Romero, ambos hoje no PP. 

Miguel mostra que não está pra brincadeira e fará parte da campanha deste ano. Filho do senador Fernando Bezerra Coelho, Miguel está angariando fortes apoios, tendo inclusive apoio do ex-ministro Mendonça Filho. 

Clarissa, Júnior, Romero e Andreza sairão de seus respectivos partidos para reforçar a campanha de Miguel. Haverá um mega-evento para anunciar os novos apoios. 

Novas cidades no Notícias Net - Além das cidades de Recife, Limoeiro, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Santa Cruz do Capibaribe, estaremos com notícias locais de Gravatá, Vitória de Santo Antão, Goiana, Palmares, Pesqueira, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Salgueiro e a ilha Fernando de Noronha. Lugares de grande importância na economia, no turismo e na cultura do estado de Pernambuco. 

Mamãe Falei - repercutiu mal as declarações machistas do deputado Arthur do Val, o Mamãe Falei, na Ucrânia. Regressando ao Brasil, Arthur já perdeu a noiva, foi criticado por Sérgio Moro, que é do Podemos, seu partido, já enfrenta processo de cassação e desistiu da disputa pelo Governo de São Paulo. 

Oito anos sem Guerra - Neste domingo (06), completaram oito anos sem Sérgio Guerra, que morreu nessa mesma data em 2014. Político inteligente, articulador, foi do MDB, PSB e PSDB, partido do qual chegou a ser presidente nacional, sendo responsável pelo crescimento da legenda tucana. 

Pergunta - Quem vai ser o próximo a apoiar Miguel Coelho?